terça-feira, 26 de março de 2024

1ºB - A EJA NA SME - RJ

A EJA NA SME - RJ


 Etapa I - PEJA I É o trabalho referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Está organizado em dois blocos de aprendizagem com duração média de 01 ano em cada bloco.

As turmas da EJA apresentam uma gama de diversidades: etárias, étnicas, socioculturais, de orientação sexual, de gênero, de experiência de trabalho, dentre outras, e contam, cada vez mais, com alunos contemplados por políticas de inclusão. 

Trabalhar com a diversidade é fator decisivo para efetivamente construirmos uma educação que transforma. Ao participar na sociedade em que vivem, assumem o compromisso de compartilhar o conhecimento construído, visando à melhoria das condições sociais para todos. Assim, é fundamental legitimar as experiências de vida dos educandos, contribuindo para que eles busquem, a partir de sua formação permanente, novas formas de ler e interagir com o mundo.

 Dessa forma, essas experiências são constantemente valorizadas e constituem o ponto de partida para a construção de conhecimento. Neste sentido, a sala de aula se torna um espaço privilegiado de elaboração e de ampliação dos saberes construídos sócio, histórico e culturalmente, o que evidencia processos de ensino e de aprendizagem fundamentados nas interações de diferentes grupos sociais. 

O currículo necessário à EJA, no atual mundo globalizado, deve abranger temas que possibilitem aos educandos compreenderem os significados dos contextos pelos quais perpassam. A aprendizagem, entendida dessa forma, estimula o estudo das diferenças e das vivências de mundo, oportunizando o crescimento pessoal, profissional e cultural dos sujeitos em questão.


Componentes curriculares

L. Portuguesa

Matemática

Ciências

História 

Geografia

Educação Física

Artes

L. Inglesa

PEJA I Bloco 1

 Objetivo Geral Identificar as diferentes linguagens como bens relevantes para conquista de uma cidadania plena, a fim de assumir-se como sujeito de sua aprendizagem

Parte da grade do PEJA I Bloco I:

Componentes

Curriculares

Eixos temáticos

 

Av1

Av2

Av3                     Ambiente Cultura Trabalho

 

 

 

 

 

 

 

L. Portuguesa

 

 

 

Desenvolver a oralidade a partir de situações significativas de comunicação verbal e não-verbal.

Matemática

 

 

 

Compreender a função social do número.

 Compreender o conjunto de regras e símbolos que caracterizam o sistema de numeração decimal.

Ciências

 

 

 

 Perceber-se enquanto parte integrante do ambiente, afetando e sendo afetado por ele.

História e Geografia

 

 

 

Reconhecer-se como sujeito de sua história e como participante dos diferentes grupos sociais que constroem a história da sociedade.

E. Física

 

 

 

Desenvolver a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas corporais adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade. Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações da cultura corporal.

 

 

 

 

 

 

 

L. Portuguesa

 

 

 

Valorizar a leitura como forma de conhecimento e utilizá-la em seu cotidiano.

Matemática

 

 

 

• Reconhecer os significados e aplicar as ideias aditivas e subtrativas. • Reconhecer e compreender a multiplicação como a adição de parcelas iguais e à sua ideia combinatória. • Construir o conceito de medir como comparação de grandezas de mesma natureza.

Ciências

 

 

 

 • Despertar o interesse para pensar cientificamente o mundo por meio de pesquisas, observações, debates e elaboração de hipóteses.

História e Geografia

 

 

 

Estabelecer relação entre o espaço real e suas várias formas de representação. • Refletir sobre a cidadania como processo de participação do indivíduo na sociedade em que vive

E. Física

 

 

 

• Promover as atividades esportivas analisando criticamente o papel do esporte na sociedade contemporânea. • Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e melhoria da saúde coletiva.

 

FONTE: https://multirio.rio.rj.gov.br/apprioeducaemcasa/materialeja/01_Pub_OrientacoesCurricularesPEJA_Revisada.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ºB - ATIVIDADE 2

 DINÂMICAS PARA PROFESSORES Dinâmica 1 – Papel amassado Objetivo Fazer com que os professores reflitam sobre como cada pequena atitude do di...