A EJA NA SME - RJ
Etapa I - PEJA I É o trabalho referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Está organizado em dois blocos de aprendizagem com duração média de 01 ano em cada bloco.
As turmas da EJA apresentam uma gama de diversidades: etárias, étnicas, socioculturais, de orientação sexual, de gênero, de experiência de trabalho, dentre outras, e contam, cada vez mais, com alunos contemplados por políticas de inclusão.
Trabalhar com a diversidade é fator decisivo para efetivamente construirmos uma educação que transforma. Ao participar na sociedade em que vivem, assumem o compromisso de compartilhar o conhecimento construído, visando à melhoria das condições sociais para todos. Assim, é fundamental legitimar as experiências de vida dos educandos, contribuindo para que eles busquem, a partir de sua formação permanente, novas formas de ler e interagir com o mundo.
Dessa forma, essas experiências são constantemente valorizadas e constituem o ponto de partida para a construção de conhecimento. Neste sentido, a sala de aula se torna um espaço privilegiado de elaboração e de ampliação dos saberes construídos sócio, histórico e culturalmente, o que evidencia processos de ensino e de aprendizagem fundamentados nas interações de diferentes grupos sociais.
O currículo necessário à EJA, no atual mundo globalizado, deve abranger temas que possibilitem aos educandos compreenderem os significados dos contextos pelos quais perpassam. A aprendizagem, entendida dessa forma, estimula o estudo das diferenças e das vivências de mundo, oportunizando o crescimento pessoal, profissional e cultural dos sujeitos em questão.
Componentes curriculares
L. Portuguesa
Matemática
Ciências
História
Geografia
Educação Física
Artes
L. Inglesa
PEJA I Bloco 1
Objetivo Geral Identificar as diferentes linguagens como bens relevantes para conquista de uma cidadania plena, a fim de assumir-se como sujeito de sua aprendizagem
Parte da grade do PEJA I Bloco I:
Componentes Curriculares |
Eixos temáticos |
|||||
|
Av1 |
Av2 |
Av3
Ambiente Cultura Trabalho |
|||
|
|
|
|
|
|
|
L. Portuguesa |
|
|
|
Desenvolver a oralidade a partir de situações significativas de
comunicação verbal e não-verbal. |
||
Matemática |
|
|
|
Compreender a função social do número. Compreender o conjunto de
regras e símbolos que caracterizam o sistema de numeração decimal. |
||
Ciências |
|
|
|
Perceber-se enquanto parte
integrante do ambiente, afetando e sendo afetado por ele. |
||
História e Geografia |
|
|
|
Reconhecer-se como sujeito de sua história e como participante dos
diferentes grupos sociais que constroem a história da sociedade. |
||
E. Física |
|
|
|
Desenvolver a integração e a inserção de todos os alunos nas práticas
corporais adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade. Conhecer,
valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações da cultura
corporal. |
||
|
|
|
|
|
|
|
L. Portuguesa |
|
|
|
Valorizar a leitura como forma de conhecimento e utilizá-la em seu
cotidiano. |
||
Matemática |
|
|
|
• Reconhecer os significados e aplicar as ideias aditivas e
subtrativas. • Reconhecer e compreender a multiplicação como a adição de
parcelas iguais e à sua ideia combinatória. • Construir o conceito de medir
como comparação de grandezas de mesma natureza. |
||
Ciências |
|
|
|
• Despertar o interesse para
pensar cientificamente o mundo por meio de pesquisas, observações, debates e
elaboração de hipóteses. |
||
História e Geografia |
|
|
|
Estabelecer relação entre o espaço real e suas várias formas de
representação. • Refletir sobre a cidadania como processo de participação do
indivíduo na sociedade em que vive |
||
E. Física |
|
|
|
• Promover as atividades esportivas analisando criticamente o papel
do esporte na sociedade contemporânea. • Reconhecer-se como elemento
integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis relacionando-os com os
efeitos sobre a própria saúde e melhoria da saúde coletiva. |
FONTE: https://multirio.rio.rj.gov.br/apprioeducaemcasa/materialeja/01_Pub_OrientacoesCurricularesPEJA_Revisada.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário