segunda-feira, 12 de agosto de 2024

3ºB - ATIVIDADE 2

 APLICAÇÃO DE DINÂMICA (5,0)

SEMANA DE 26 DE AGOSTO E SEMANA DO DIA 2 DE SETEMBRO

CADA GRUPO TEM NO MÁXIMO 10 A 15 MINUTOS.

O GRUPO CHAMARÁ ALGUNS COLEGAS DA TURMA PARA PARTICIPAREM.

O QUE SERÁ AVALIADO:

APRESENTAR-SE NO DIA

SALA ARRUMADA PARA A DINÂMICA ANTES DO PROFESSOR ENTRAR

GRUPO PRESENTE

CONFECÇÃO DO RECURSO

PENSANDO NA IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE, ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE UMA SÉRIE DE HABILIDADES SÃO INDISPENSÁVEIS A ESSE FAZER. UMA DELAS É A COMUNICABILIDADE.

CONHECER A TURMA, DAR ESPAÇO AOS ALUNOS... É IMPRESCINDÍVEL AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PENSANDO NISSO, PRECISAMOS CONHECER DINÂMICAS QUE VENHAM FAVORESCER ESSE TRABALHO.

TRABALHO EM GRUPO DE ATÉ 6 ALUNOS. SE MAIS DE UM GRUPO ESCOLHER A MESMA DINÂMICA, FAZER SORTEIO. NÃO PODE TER DINÃMICA REPETIDA NA TURMA.


BENEFÍCIOS DAS DINÂMICAS DE GRUPO PARA PROFESSORES

As dinâmicas de motivação são ferramentas eficazes para fortalecer a união, promover o autoconhecimento, estimular a criatividade e melhorar a comunicação entre os membros da equipe escolar.

Essas práticas conseguem renovar o entusiasmo, criar um ambiente positivo e inspirador, e ajudar a superar desafios do cotidiano.

Os principais benefícios de aplicar essas atividades são:

  • Fortalecimento do trabalho em equipe;
  • Estímulo à criatividade e inovação;
  • Reconhecimento e valorização dos profissionais;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Aumento da satisfação e bem-estar.

Neste texto, apresentaremos 10 dinâmicas para motivar professores, coordenadores, diretores e secretários escolares.

10 dinâmicas de motivação para melhorar o ambiente escolar

1. Dinâmicas de motivação: Dinâmica do espelho

Essa é uma atividade interativa e envolvente que promove o reconhecimento e a exaltação do trabalho de cada membro da equipe escolar. Pode ser aplicada em reuniões de um setor específico, ou ser uma atividade conjunta.

Como aplicar: 

Para essa atividade especial, você precisará de uma caixa decorada com um espelho colocado estrategicamente no fundo dela.

Forme um círculo e entregue a caixa para o primeiro participante e explique que dentro dela está a imagem de uma pessoa extremamente importante para a escola.

Ao abrir a caixa, a pessoa deve observar a imagem e responder algumas perguntas sobre a pessoa que vê, sem mencionar o nome dela.

O interessante é preparar perguntas que realcem e exaltem o trabalho de cada profissional do ambiente escolar. Aqui estão algumas ideias:

  • Qual é a importância dessa pessoa na vida dos alunos?
  • Você pode estimar o quanto essa pessoa já inspirou outros membros da nossa comunidade escolar?
  • Imagine a escola sem essa pessoa. O que estaríamos perdendo?
  • Como podemos continuar apoiando e fortalecendo o trabalho extraordinário dessa pessoa?

2. Dinâmica do papel amassado

O bom funcionamento de uma escola depende das boas relações entre educadores, diretores, secretários e demais profissionais.

Esta é uma das dinâmicas de motivação que tem como objetivo principal estimular a resiliência e o respeito entre as pessoas de uma forma lúdica e bastante elucidativa.

Como aplicar:

Todos recebem pequenos pedaços de papel que devem ser amassados Depois, o guia da atividade deve pedir para cada um tentar desamassar seu pedaço de papel.

Isso ilustra que, assim como o papel, as pessoas também ficam afetadas quando se sentem prejudicadas, magoadas ou ressentidas.

Portanto, é essencial agir de forma respeitosa e colaborativa, pensando antes de falar e agir, para evitar prejudicar as relações construídas.

3. Dinâmicas de motivação: Dinâmica do barco

Refletir sobre a importância da colaboração e do compartilhamento de responsabilidades é fundamental para manter uma escola ativa.

O objetivo desta dinâmica é conscientizar os participantes sobre a importância da comunicação eficaz e colaboração no ambiente de trabalho. 

Como aplicar: 

A atividade envolve a construção de barquinhos de papel em grupos e durante 10 minutos, os participantes passam por diferentes fases: 

  • Primeiros 3 minutos: a comunicação é apenas por meio de mímica;
  • Nos próximos 3 minutos: apenas o líder do grupo pode falar e instruir;
  • Últimos 4 minutos: todos podem se comunicar livremente para finalizar a tarefa.

Após a atividade, os instrutores avaliam os grupos e os líderes apresentam seus projetos.

Mais importante do que determinar um vencedor, é discutir as dificuldades enfrentadas, as estratégias adotadas e a importância do trabalho em equipe.

4. Dinâmica do lado positivo

O objetivo deste exercício é explorar o aspecto positivo de experiências negativas vividas pelos profissionais da escola.

Como aplicar:

Os participantes compartilham histórias desafiadoras de suas carreiras e, em seguida, são encorajados a abordar essas situações sob uma perspectiva positiva.

A dinâmica promove a conscientização sobre a capacidade de superação e o aprendizado valioso que pode surgir de situações difíceis.

5. Dinâmicas de motivação: Dinâmica do arco-íris

Esta é uma das principais dinâmicas de motivação para proporcionar uma nova perspectiva sobre a escola e as formas de interagir com o ambiente interno.

A atividade é baseada em exercícios de mindfulness, visando cultivar a atenção plena e reduzir o estresse.

Mesmo que frequentem a escola diariamente, essa atividade pode surpreender a todos, uma vez que a correria cotidiana muitas vezes impede que percebam certos detalhes.

Como aplicar:

  • Os participantes são orientados a explorar a escola, observando os detalhes e procurando por locais que apresentem as cores do arco-íris.
  • Eles podem registrar suas descobertas anotando e fotografando com seus celulares.
  • Após a observação, os participantes compartilham os objetos identificados em cada cor.
  • Em seguida, a equipe reflete sobre como esses ambientes podem ser melhor aproveitados no dia a dia, tanto pelos professores quanto pelos demais membros da equipe escolar.

6. Dinâmica de apresentação formal de novos profissionais

Diferente das outras atividades, esta é menos lúdica.

Aqui, o objetivo é apresentar a escola aos novos professores de forma prática e informativa, proporcionando-lhes um tour pelas instalações e partilhando informações sobre a rotina administrativa e o trabalho docente.

Como aplicar:

Agende um horário com a diretora e coordenadora da escola para realizar o tour com os novos profissionais.

Durante o percurso, mostre todas as dependências, como biblioteca, salas dos alunos, salas multimídia e quadras.

Além disso, explique as rotinas administrativas da escola e forneça informações sobre a natureza do trabalho de cada setor. Encerre o tour com uma visita à cantina para um lanche e confraternização.

7. Dinâmica ligue os pontos

Exaltar as habilidades dos professores, coordenadores e de cada profissional da escola é fundamental para mantê-los motivados

Essa é uma das dinâmicas de motivação que também promove a valorização mútua entre as pessoas, proporcionando insights sobre como as qualidades individuais podem ser aplicadas de maneira colaborativa para superar os desafios comuns.

Como aplicar:

  • Distribua uma folha com duas colunas e uma caneta para cada participante;
  • Na primeira coluna, peça para escreverem suas qualidades como profissionais (exemplo: prestativo, atencioso, etc.).
  • Na segunda coluna, eles devem listar as dificuldades que enfrentam em seu dia a dia escolar.
  • Peça para cada um conectar as qualidades às dificuldades, mostrando como suas habilidades podem ajudar a superar os desafios.
  •  Após essa etapa, solicite que todos troquem suas folhas com os colegas, que devem avaliar as qualidades e relacioná-las com os desafios enfrentados por todos no cotidiano.

8. Dinâmicas de motivação: Dinâmica dos anúncios pessoais

Essa dinâmica visa elevar a autoestima e a motivação dos profissionais.

Como aplicar:

  • Peça aos participantes que escrevam um anúncio de classificados sobre si, destacando suas qualidades e o impacto positivo que causam na vida das pessoas.
  • Depois, eles devem entregar os anúncios ao moderador da dinâmica, que irá ler cada um deles ao grupo sem revelar o nome do autor.
  • Os participantes devem tentar adivinhar de quem o anúncio está falando, considerando as características mencionadas.
  • Após cada leitura, todos podem compartilhar suas suposições e comentários sobre o colega em questão.
  • Ao final da dinâmica, revele os nomes por trás dos anúncios e promova um momento de reconhecimento mútuo e valorização das qualidades individuais.

9. Dinâmica da troca de papéis

Essa dinâmica permite que todos vivenciem diferentes papéis fundamentais para a escola, estimulando a valorização de cada profissional e o reconhecimento da importância de todos para o sucesso educacional.

Como aplicar:

  • Reúna todos em uma sala e distribua papéis com diferentes profissões presentes na escola.
  • Cada pessoa deve dar pistas sobre a profissão que lhe foi atribuída, enquanto os outros tentam adivinhar.
  • Os participantes devem ser criativos ao descrever os colegas que trabalham em outras áreas, destacando suas contribuições e importância.

10. Dinâmica Ninguém está só

A última entre as dinâmicas de motivação indicadas ajuda as pessoas a perceberem que a ajuda mútua entre diferentes profissionais e setores é importante para alcançar objetivos comuns.

Ou seja, visa estimular a integração, participação e confiança entre os entre todos na execução das atividades acadêmicas.

Como aplicar:

Vende os olhos de todos e conduza cada pessoa a locais diferentes, sem mencionar que há mais participantes vendados na mesma sala.

Após a separação, instrua-os a voltarem à sala inicial. À medida que começam a falar, perceberão que não estão sozinhos, incentivando a ajuda mútua para encontrar o caminho de volta.

Ao finalizar a dinâmica, promova uma discussão sobre confiança, enfatizando que ninguém enfrenta desafios sozinho e que a confiança é essencial para realizar tarefas em equipe.

Em uma escola, o papel de cada profissional é essencial para a promoção de uma aprendizagem mais humana, social e inclusiva. Essas dinâmicas de motivação pretendem unir a equipe escolar em prol de um único objetivo: educação de qualidade.

Acesse o portal do IMAP e entenda como podemos ajudar você a melhorar ainda mais a gestão escolar e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse.


FONTE https://imap.org.br/10-dinamicas-para-professores-de-acolhida-a-motivacional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ºB - ATIVIDADE 2

 DINÂMICAS PARA PROFESSORES Dinâmica 1 – Papel amassado Objetivo Fazer com que os professores reflitam sobre como cada pequena atitude do di...