PERFIL DO EDUCADOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Trabalhar com a modalidade de ensino de jovens e adultos requer um perfil diferente das outras modalidades de ensino. O professor vai preparar e formar um cidadão para entrar no mercado de trabalho e atuar na vida social de forma integral. Assim ser professor da EJA não é para qualquer profissional da educação. Ele tem que ter o perfil adequado, pois a metodologia tem que ser diferenciada bem como a forma professo/aluno. O professor da EJA atualmente traça o seu perfil na busca de ampliar suas habilidades e competências especificas para desenvolver uma prática pedagógica em seu trabalho. Vieira (2014) enfatizam que:
A ação do professor que trabalha com educação de jovens e adultos consiste sobretudo em estimular no educando a consciência crítica de si e do mundo, habilitando-o com os conhecimentos científicos e sociais acumulados pela civilização humana e necessária para este objetivo (VIEIRA , 2014).
Entendemos que o professor da EJA deve, também, ser um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno, compreender seus anseios além de saber lidar com seus sentimentos. Mostrando que a EJA é uma educação possível e capaz de mudar significativamente a vida de uma pessoa, permitindo a esta reescrever sua história e, também, compreender melhor o aluno e sua realidade diária, acreditando nas possibilidades do ser humano, buscando seu crescimento pessoal e profissional. De acordo com Brunel (2006), o professor que trabalha na EJA necessita conciliar o afeto com a disciplina e o tempo com um currículo a ser cumprido. Na visão do autor, a tarefa deste professor não é fácil, pois seus alunos, em geral, têm uma trajetória de descontinuidades e rupturas na sua escolarização. Neste sentido, ressalta a necessidade do educador valer-se do diálogo e do amor, lembrando que as atitudes deste profissional são determinantes na vida dos alunos, mesmo que seja nas poucas horas que divide o espaço da sala de aula com eles. A influência que o professor tem na sala de aula é enorme, pois ele tem a capacidade de cativar ou não o aluno, sendo que é a partir daí que ele vai estabelecer um clima que pode favorecer ou desfavorecer a aprendizagem. Nesse sentido, fica claro que além das metodologias desenvolvidas nas aulas e dos recursos utilizados, uma boa relação entre professor e aluno é essencial, pois muitas vezes este tem a escola como um "abrigo" para as dificuldades que enfrenta no dia-a-dia. Para Gadotti (2010) ouvir de forma fraterna e generosa, bem como dialogar com a turma, mostrando o quanto aprender a ler e a escrever é importante, são fatores imprescindíveis para construir um ambiente amigável e harmonioso, favorecendo a troca de conhecimentos a partir das próprias histórias de vida. Além disso, o diálogo como forma de troca de saberes é um grande agente da aprendizagem, pois desperta no educando a vontade de aprender. Na modalidade EJA, principalmente em função da não obrigatoriedade e pelas dificuldades enfrentadas pelos alunos na tentativa de conciliar trabalho, responsabilidade e estudos, havendo a criação de um vínculo afetivo positivo entre professor e aluno, assim o professor deve atuar criando um vínculo afetivo positivo visando desenvolver uma boa relação escolar para os alunos dessa modalidade.
Assim entendemos a importância do professor de EJA em buscar sempre os conhecimentos já adquiridos pelos alunos ao longo de suas práticas cotidiana, que possibilitam um maior diálogo entre os saberes sistematizados com a vivência e experiência desses sujeitos. CONCLUSÃO Conclui-se que característica do professor da EJA, é principalmente ver nessa modalidade de ensino como capaz de transformar a vida dessas pessoas dando a eles oportunidades para reescrever sua história de vida. Portanto, o educador que atua em turmas de jovens e adultos precisa além de boa formação acadêmica ser alguém comprometido com a realidade de seus alunos; alguém politizado que esteja engajado com as mudanças sociais e políticas. O professor deve perceber o seu educando como um sujeito único, sendo, por isso mesmo, necessário estabelecer uma prática diferenciada sempre que necessário. De modo paralelo, precisa elevar a autoestima dos educandos e envolver-se na historicidade de cada um, atingindo-os e se deixando atingir. Os professores ao enfrentarem a tarefa educativa, devem fazê-la conscientes de que o futuro do aluno está em suas mãos. Por isso, ele deve desenvolver no educando o pensamento reflexivo e criador, deve ensiná-lo a pensar, a refletir e a criticar. Acima de tudo, deve abrir-lhe os olhos para o mundo e o coração para a vida, universalizando os ideais sem esquecer das particularidades, somente assim mostrará como ainda podemos amar e servir num mundo onde o Ter se antepõe ao Ser. Caso estes pontos forem observados, a EJA efetivamente se transformará em um passaporte à cidadania para jovens e adultos.
ARTIGO: PERFIL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Eliana Pitima Rodrigues Visgueira
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