BREVE INTRODUÇÃO
A disciplina FTMEF teve início no primeiro ano do Curso normal. Então, ela não é uma novidade para você. No entanto, FTMEJA é um pouquinho. Mas do que ela trata? Vamos lembrar? Nos traz as bases, os fundamentos que sustentam o exercício do magistério, mas precisamente, sobre o processo de ensino e aprendizagem e todos os aspectos envolvidos neste processo.
Fundamentos - BASES
Bases TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
Conhecimento específico sobre o ato de ensinar, ato que demanda uma série de saberes, vai além das teorias, métodos e técnicas. Em nossa disciplinas estaremos estudando um pouco mais dessa dimensão que envolve todo ato de ensinar e aprender, educar, construir, crescer, desenvolver, formar... Aqui, em especial, sobre o trabalho com um público que apresenta uma especificidades: Jovens e Adultos.
Conceituando...
Teorias são conceitos, concepções sobre algo, sobre a realidade. Podemos dizer que é um corpo de conhecimento construído a partir do estudo, da experiência, da pesquisa, da leitura, da observação, da experimentação...
Metodologias são os caminhos. Caminhos cujas diretrizes são ofertadas pelos conhecimentos e concepções dessas Teorias. Etimologicamente, a palavra método está relacionada a "caminho". Caminho só é percorrido a medida que a caminhada se processa, ou seja, tem uma dimensão prática, fazer a caminhada.
Escolher caminho, como caminhar, o que será necessário para o caminho, quem caminha, qual o objetivo da caminhada... Muitas coisas estão envolvidas aqui. É preciso adotar procedimentos, escolher materiais e instrumentos de trabalho, planejar uma ação.
Lembra da nossa aula?
Imagina que iremos ao Parque de Madureira. Precisamos escolher um caminho (método) para atingir o nosso objetivo. Há vários caminhos para se chegar lá. Qual seria o mais adequado para o grupo?
Como faremos o caminho? Aqui, estamos falando da didática, do "como fazer", das técnicas que empregaremos para caminhar, para "fazer o caminho".
O que vou precisar? Agora estamos pensando sobre os recursos. O que precisaremos para fazer o caminho.
No entanto, antes de qualquer coisa, ao escolher o caminho, não podemos negligenciar aspectos imprescindíveis para esta escolha:
👉Sujeito da aprendizagem: Quem são meus alunos e alunas? Qual a bagagem que eles trazem?
👉Objetivo: Qual o objetivo dessa caminhada? Não é apenas chegar. Chegar depende de cada passo, de cada habilidade desenvolvida, de cada etapa que se experimenta, de cada conhecimento que vai sendo construído ao longo dessa "viagem". Todas essas habilidades desenvolvidas garantirão a conquista de competências.
👉Realidade: Qual a minha realidade? Quais as condições, os recursos que temos? Quem pode cooperar com esse trabalho de equipe?
👉Conhecimento: Quais conhecimentos estaremos estudando? Quais áreas do conhecimento? Quais conteúdos? Como vamos "tratar" esses conhecimentos?
👉Avaliar: Como estaremos acompanhando essa caminhada?
O aluno caminha e conta com o professor que o acompanha nesta caminhada. Orienta, direciona, ajuda, estimula, corrige, avalia, observa... Promove as condições favoráveis para que ocorra a aprendizagem e uma formação que possibilite ao aluno construir conhecimento, autonomia, criticidade etc.
E agora, podemos afirmar que para ser um professor não basta gostar, não basta ser criativo, comunicativo... é preciso ter as bases fundamentais, os conhecimentos necessários para fazer as melhores escolhas e oferecer experiências de aprendizagem que promovam os alunos. É preciso conhecer, estudar, saber tudo que diz respeito ao exercício da sua profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário